A Saúde Organizacional das OSCs é tão Importante quanto a Programação

Image of A Saúde Organizacional das OSCs é tão Importante quanto a Programação

Um relatório da Humentum com base em uma pesquisa encomendada por uma colaboração de fundações privadas chamada Funders for Real Cost, Real Change, mostra que quando as OSCs não recebem financiamento adequado para seus custos indiretos, isso afeta negativamente sua eficácia e sustentabilidade financeira.

Com base em uma pesquisa com 81 OSCs em dez países da África, Ásia, América Latina e Europa, bem como documentos e dados de apoio, as descobertas mostram que as doações restritas dos financiadores não cobrem totalmente os custos indiretos das OSCs. Assim, as OSCs subsidiam suas despesas gerais com recursos destinados a outros fins. Isso propaga um ciclo em que eles não revelam seus custos reais e uma “corrida para o fundo” orçamentário que prejudica as relações financiador-OSC. A pesquisa mostra que intermediários como as agências da ONU, a Comissão Européia e as ONGIs forneceram a menor cobertura, talvez devido a suas restrições ou porque eles próprios são subfinanciados.

As reservas e os fundos irrestritos são a rede de segurança de uma OSC e a fonte de investimento de uma OSC para expansão. Assim, financiar o impacto programático sobre a resiliência organizacional torna as OSCs vulneráveis ​​a choques financeiros e lacunas de financiamento. O relatório também afirma que, embora pequenas quantias de financiamento irrestrito (combinadas com cobertura de custos) ajudem os beneficiários e não aumentem muito o custo das carteiras dos financiadores, mesmo essas pequenas quantias eram necessárias, mas não suficientes, para garantir a saúde financeira de uma OSC.

O relatório recomenda aos financiadores: se comprometam a cobrir uma parcela justa e total dos custos indiretos associados às suas doações; financiar diretamente a gestão financeira de CSO, recuperação de custos e capacidade de arrecadação de fundos; fornecer financiamento irrestrito; e coletar sistematicamente dados anônimos sobre a cobertura de custos adequada dos beneficiários para direcionar a responsabilidade do financiador e as despesas gerais adequadas. As OSCs pesquisadas também sugeriram mudanças semelhantes, mas com o ônus dos financiadores (dada a dinâmica de poder desigual), como parcerias de longo prazo com suporte operacional geral significativo e reservas irrestritas, e melhor cobertura da administração do projeto, incluindo custos iniciais, de encerramento e salariais.

A CiSoRise visa ajudar a abordar parte da solução por meio da transparência on-line dos custos indiretos e mudar a percepção de que os baixos custos indiretos comprovam a eficiência relativa.

 

Compartilhe com amigos!