Espera-se mais Financiamento para OSCs Brasileiras, Apesar dos Desafios Econômicos

Image of Espera-se mais Financiamento para OSCs Brasileiras, Apesar dos Desafios Econômicos

Citando estudos e tendências recentes sobre doações no Brasil, o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) acredita que a tecnologia e a receptividade cultural aumentarão as doações de OSC apesar dos desafios econômicos enfrentados pelo brasileiro médio.

Durante o período de 2015-2020, os brasileiros enfrentaram crises socioeconômicas e a pandemia de Covid, que exacerbou ainda mais a distância entre riqueza e pobreza. À medida que o brasileiro médio se tornava mais pobre e mais preocupado com seu futuro, fazia menos doações para OSCs, embora aqueles que podiam pagar aumentassem suas doações. Quando as doações foram feitas, a maioria foi em dinheiro, com apenas 17% dos doadores afirmando ter feito algum tipo de contribuição online.

Ao mesmo tempo, no entanto, a crescente disponibilidade de ferramentas de tecnologia – como plataformas de doação, métodos de transferência bancária instantânea (PIX) isentos de impostos, botões de doação, doação de criptomoedas e eventos de mídia social ao vivo – tornou mais fácil para as OSCs demonstrarem responsabilidade e receber financiamento. Como as OSCs usam essas ferramentas para comunicar seu impacto social de forma mais eficaz, elas aumentam a percepção de que estão resolvendo problemas.

Além disso, a cultura empática e solidária do Brasil é compatível com o crescimento da doação. Assim que a situação econômica melhorar, e com maior conhecimento e compreensão dos novos modelos (online) de viabilização de doações, o IDIS espera que o setor se recupere e floresça. A CisoRise busca ajudar a catalisar essa mudança por meio de sua plataforma.

Compartilhe com amigos!