Como nosso sistema de pontos funciona

Como avaliamos a transparência

A transparência é uma qualidade em constante evolução e dinâmica, e a atribuição de valores a diferentes indicadores de transparência é subjetiva. Nosso sistema de pontos é cuidadosamente projetado para encorajar e capacitar as OSC, em vez de impor penalidades, promovendo um ambiente de crescimento e aprimoramento contínuo.

Avaliamos os sites de nossos usuários por meio de um processo rigoroso, seguindo as mais altas leis de transparência nacionais (brasileiras) e as melhores práticas universais. Nesse sentido, aplicamos duas avaliações:

Pontos de transparência e classificação em termos de país

1. Em relação ao Brasil, atribuímos e contabilizamos pontos de transparência com base na experiência das OSCs em conformidade com o governo brasileiro. Isso reflete o alinhamento de uma OSC com as leis de transparência de complinace aplicadas atualmente pelo governo. Na prática, essa abordagem constitui um ranking que considera o contexto da compliance com as leis brasileiras. Os pontos associados a cada item podem variar dependendo da interpretação das autoridades governamentais, o que, por sua vez, pode impactar na pontuação que atribuímos a esse item.

  • Além de ver seus pontos, você sempre verá a porcentagem de pontos obtidos. Isso determina seu status: 0-69% = em andamento, 70-89% = bom, 90-100% = excelente.
  • Se um governo emitir requisitos adicionais, atualizamos o número de pontos e a porcentagem e o notificamos das alterações que você precisa fazer para obter os novos pontos.

Pontos de transparência e classificação no âmbito global

2. Pensando globalmente, contamos os pontos de uma OSCIP considerando esses pontos oficiais, bem como itens que acreditamos ser universalmente importantes para a transparência e a capacidade de financiamento. Combinamos esses pontos da seguinte forma:

  • Para cada requisito do país, atribuímos 1-5 pontos do menor ao mais importante. Às vezes, o número que atribuímos corresponde aos pontos de um governo, às vezes não. Por exemplo, o governo brasileiro atribuiu à publicação de estatutos um ‘1’, mas nós atribuímos a ele um ‘3.’ Ou talvez haja uma situação em que se exija algo de uma OSC que não acreditamos ser necessário para a transparência; não atribuiríamos pontos a este item.
  • Também atribuímos de 1 a 5 pontos para cada item que consideramos importante, e que não está incluso nos requisitos do país. Por exemplo, há itens em ‘segurança e privacidade’ tque incluímos em nossa avaliação global que o governo brasileiro não inclui. Também adicionamos itens à medida que se tornam práticas recomendadas ou importantes para a capacidade de financiamento. Isto dá-nos flexibilidade no desenvolvimento de uma abordagem universal de transparência.
  • Como buscamos melhoria constante e sinergia, podemos adicionar itens aos nossos pontos globais sobre os quais aprendemos com os requisitos do país.
  • Além de ver seus pontos globais, você sempre verá a porcentagem de pontos que obteve. Esta é a base do seu ranking: 0-69% = em andamento, 70-89% = bom, 90-100% = excelente.

Selo de pontos de transparência e classificação

Quando uma OSC se torna cliente e publica seu site, ela recebe um selo que indica que sua jornada rumo à transparência está em andamento.

À medida que atende a mais requisitos de transparência, seus pontos são recalculados e, quando atingem os limites de pontos de "bom" e "excelente", seu selo é atualizado automaticamente para refletir seu novo status.

Nosso selo está incorporado no rodapé do site e tem um link para o site da CiSoRiSe, onde sua classificação e perfil são mantidos em nossa página  "Portfólio".

 

Classificação baseada na porcentagem de pontos

Em progresso
0-69
Bom
70-89
Excelente
90-100

Exemplo de Selo e Classificação
(mostra porcentagens e pontos)

Pontos de Transparência - Brasil
56% | Em progresso
56% | Em progresso
56/100 pontos
Pontos de Transparência - CiSoRise
90% | Excelente
90% | Excelente
117/130 pontos

Metodologia específica por país: Exemplo do Brasil

As OSCs brasileiras devem cumprir as orientações do Ministério Público que reconhece as Organizações da Sociedade Civil (OSC), e os Ministérios Públicos de vários Estados brasileiros, incluindo as métricas exigidas pela OSC para receber dinheiro público. A avaliação incorpora 43 métricas detalhadas em 13 categorias, compreendendo questões individuais e contextualizadas que determinam:

  1. A funcionalidade do site, incluindo:
    • Conteúdo/acessibilidade visual
    • Leis de proteção de dados e privacidade
    • Interatividade e eficiência
    • Segurança cibernética
    • Nome de domínio
  2. A integridade da conformidade, incluindo:
    • Registro oficial da OSC (CNPJ)
    • Comunicação da estrutura organizacional, localização e atividades
    • Confirmação de que os documentos fiscais e relatórios financeiros necessários, incluindo registros de receitas, despesas, contratos públicos e parcerias, são carregados e disponibilizados publicamente em um formato para visualização e download

Nota: a credibilidade das informações fornecidas pelo site de uma OSC compreende mais de 60% do seu sucesso na angariação de fundos de todas as fontes e estabelece confiança entre uma OSC e as suas partes interessadas. Embora possamos avaliar a transparência on-line, não podemos avaliar a precisão do conteúdo fornecido por uma OSC, o que pode afetar a capacidade da mesma de estabelecer credibilidade.